Dicas de como se organizar para uma viagem Internacional

Eu andei pensando em escrever sobre esse assunto, e contar com base das minhas experiências para organizar uma viagem, algumas amigas me pedem sempre esse tipo de dicas e resolvi postar. Quem está com viagem marcada, tem que começar a pensar em tudo que precisa fazer para não esquecer nada e deixar a viagem organizada.

Dicas:

1- Em primeiro lugar, adquira uma pasta simples que você possa usar para guardar todos os documentos e vouchers necessários para sua viagem.

2- Se for uma viagem que precisa de visto e vacinas, você precisa se anteceder. Para vacina da febre amarela, você pode tomar 10 dias antes de viajar para fazer efeito, é só ir nos postos indicados que fazem esse tipo de vacina, eu tomei a minha no Emilio Ribas em São Paulo.

Para o visto, você precisa marcar no mínimo com 3/4 meses antes, vou fazer um post explicando tudo sobre o visto, como tirei o meu e como foi a minha experiência na entrevista.

3- Tendo os documentos necessários para entrar no País que você vai visitar, se você já tem a sua passagem, agora é hora de preparar o seu roteiro. Se você não tem a sua passagem ainda, já é hora de comprar, lembrando que quanto antes você compra a sua passagem, pode conseguir um preço melhor, mas para quem ainda não tem visto americano, eu indico comprar a passagem depois que conseguir o visto, pois as vezes o visto é negado e algumas empresas aéreas não devolvem 100% do seu dinheiro.

4- Você já tem um roteiro? Faça um roteiro dos dias que vai estar na viagem e os lugares que quer visitar a passeio ou para compras.

5- Você já tem reserva de hotel? se sim, é só imprimir todos os vouchers e e-mails relacionados a sua reserva, se não, é hora de pesquisar dicas e encontrar algum hotel ou hostel que caiba no seu orçamento.

6- Visto, passagens, reserva de hotel e roteiro nas mãos, é hora de guardar tudo na pasta. Imprima tudo que achar que vai ser necessário para sua viagem, e coloque na pasta que você separou para sua viagem, eu costumo colocar na minha pasta antes de tudo o meu passaporte, depois vou anexando papelada de hotel, passagens, dicas, roteiro, etc…

7- Agora é a parte do cash, hora de trocar dinheiro em alguma casa de câmbio de sua preferência. Procure saber qual é a moeda usada no País que irá visitar, porque algumas moedas precisam ser reservadas com antecedência, por exemplo, quando fui para o Peru, precisava reservar a moeda de la com alguns dias de antecedência, mas como eu deixei para fazer um dia antes de viajar e não sabia disso, eu troquei o real por dólar mesmo, e la no Peru troquei o dólar por Soles, que é a moeda de la.

Agora fica a seu critério se vai preferir levar todo o seu dinheiro em espécie, ou colocar em algum cartão de débito internacional, ou até aqueles cartões de viagem que vende na agência de cambio, só precisa verificar as taxas e o IOF, que acredito que seja igual o do cartão de crédito.

8- Agora que já está tudo encaminhado, é só esperar a data da sua viagem se aproximar e arrumar as malas, a parte que eu acho mais legal. Minha dica para a mala, é fazer uma lista do que quer levar, e os essenciais como higiene pessoal, eu anoto tudo para não esquecer, depois só vou ticando em cada item que já está na mala.

Bom, é isso, espero que tenham gostado desse post, e em breve já faço o post do visto americano.

Até mais!

viajar_dicas

Imagem: Fonte/Reprodução 

Facebook Twitter   

Compartilhar

Comente!