Primeiros dias em Cusco no Peru

Primeiros dias em Cusco no Peru 683 1024 Susi Loiola

E depois de 9 anos eu consegui voltar para um dos meus lugares favoritos no mundo. Eu só pensava em comer comida peruana e beber pisco, kkk.

Foram 15 dias em Cusco, mas não tivemos todos os dias livres porque o meu marido estava com alguns dias de home office e oficialmente era só uma semana de férias, mas aproveitamos para encaixar os fds e um feriado.

Ou seja, se você quer ir para o Peru e não tem muitos dias disponíveis, você consegue fazer bastante coisa em uma semana, mas o mais indicado é no mínimo uns 10 dias para que você consiga aclimatar bem antes de sair fazendo as aventuras em uma altitude elevada.

Não tem voos direto aqui do Brasil para Cusco, é necessário fazer uma escala em Lima e seguir para Cusco. O aeroporto de Cusco é bem pequeno, não tem wi-fi mas é super fácil para pegar táxi ou uber (caso você tenha internet no celular).

Como não tínhamos internet móvel, decidimos pegar um táxi na frente da porta de saída, eles ficam lá fora oferecendo transporte e é sempre bom cotar o valor da corrida para o seu destino antes de entrar no táxi. Eu perguntei para uma mulher lá no guichê de informações dentro do aeroporto, quanto sairia mais ou menos uma corrida até a plaza de armas, e ela me disse que o aceitável estaria entre $15 a $25 soles.

Então eu perguntei para um dos motoristas que nos ofereceu o serviço e ele disse que essa corrida daria em torno de $30 soles. Eu perguntei se ele poderia deixar por $25 e ele aceitou.

É possível pagar com dólar também caso você não tenha soles, eu tinha $50 porque tinha sobrado da ultima viagem pro Peru. Mas sempre pergunte antes para o motorista o valor em soles e se ele aceita dólar, ai você faz a conversão para que você não seja enganado.

Então fomos direto do aeroporto para os arredores da Plaza de Armas, porque não tínhamos conseguido antecipar o check in do airbnb, ainda faltavam três horas e estávamos morrendo de fome e com muita dor de cabeça.

Foi um perrengue e tanto andar pelas ruas de Cusco com malas passando calor, morrendo de fome e para completar tudo isso, uma bela dor de cabeça por conta do mal de altitude.

Conseguimos comprar chip de internet, trocar dinheiro e achar um restaurante com uma comida maravilhosa.

Almoçamos e pegamos um táxi para ir para nossa hospedagem, graças a Deus! Chegamos na hospedagem e tivemos que subir três lances de escada com as malas e o mal estar foi piorando cada vez mais, e ainda por cima começou a falta de ar.

Chegamos no apartamento morrendo, quase sem ar, mas valeu a pena porque era bem limpinho, organizado e aconchegante, valeu muito a pena ter reservado esse airbnb.

O pessoal indica tomar chá de coca para acostumar com a altitude e melhorar a dor de cabeça. Então eu fiz um chá sem saber ao certo a quantidade de folhas e deu certo.

A noite fomos dar uma voltinha e fazer umas comprinhas no mercado lá perto do mercado San Pedro e voltamos para casa porque ainda não estávamos 100% bem.

No dia seguinte a guia que me indicaram foi até o nosso apartamento para fechar alguns passeios e acabou dando muitas dicas e descobri que no primeiro dia em Cusco é recomendado comer alimentos leves como sopa por exemplo, e a gente já chegou batendo um pratão de arroz, kkk.

Ela também me disse que não podia tomar mais de 2 chás de coca por dia porque pode atacar o estômago de quem  não está acostumado. E eu fiz um monte de chás com muita folha, kkkk.

A tarde saímos para trocar dinheiro e comer alguma coisa porque a manhã inteira o Weidi ficou passando muito mal. Eu já estava melhor, mas ainda sentia dor de cabeça leve de vez em quando. E quando andava na rua eu sentia falta de ar.

Fomos pegar dinheiro na Wester Union, trocar mais um pouco nas casas de câmbio da Av do Sol e fomos procurar um lugar para comer no meio do caminho para casa.

No dia seguinte fomos fazer o city tour arqueológico na parte da tarde. Iniciamos o passeio em Qoricancha, o templo do sol, e hoje funciona como convento Santo Domingo. Em seguida fomos para Sacsayhuaman, uma fortaleza inca que hoje se encontra em ruinas e fica localizada a 2 km de Cusco.

A terceira parada foi no complexo arqueológico de Qenqo, que fica localizado no Vale Sagrado dos Incas. Era um recinto Inca onde se realizavam cerimônias religiosas com oferendas de animais.

Depois seguimos para Tambomachay que é um lugar dedicado ao culto da água. Finalizamos o passeio em uma cooperativa de artesanato e tivemos uma breve aula sobre lã de alpaca.

O passeio dura em torno de 3h e é necessário comprar um bilhete turístico que custa $130 soles e tem validade de 10 dias.

Finalizamos nosso dia com um jantar na plaza de armas e provamos a carne de alpaca que é um dos pratos típicos de lá, e é uma delicia!

Quer saber mais? Assista ao vlog e aproveite para curtir o vídeo, se inscrever no canal e compartilhar com os seus amigos que estão planejando uma viagem para o Peru.

Até mais 😉

Comente!

********************* ATENÇÃO ESTA OPÇÃO ESTÁ DESABILITADA NO CÓDIGO
    ********************* ARQUIVO /var/www/susiloiola.com.br/wp-content/themes/SusiNew/includes/grve-privacy-functions.php

Preferências de privacidade

Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações de serviços específicos por meio de seu navegador, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. É importante notar que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e os serviços que podemos oferecer.

Click to enable/disable Google Analytics tracking code.
    Click to enable/disable Google Fonts.
    Click to enable/disable Google Maps.
    Click to enable/disable video embeds.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.